Justiça de Rondônia faz 78 audiências com indígenas Kawapu
By Josineide Gonçalves da Silva

Justiça de Rondônia faz 78 audiências com indígenas Kawapu

Ação em Rondônia inclui emissão de títulos, biometria e retificação de registros civis

A Operação Justiça Rápida Itinerante realizou 78 audiências de conciliação na aldeia indígena Kawapu, da etnia Kaxarari, zona rural do distrito de Extrema, a 330 quilômetros de Porto Velho.

A equipe atua na região desde 15 de setembro, com atendimentos em Nova Califórnia e Extrema, e segue até sexta-feira nos distritos de Vista Alegre e Abunã. O juiz Pedro Sillas de Carvalho coordena os trabalhos com apoio do defensor público Raimundo Catanhede, do Ministério Público Estadual e do Tribunal Regional Eleitoral, que faz emissão de títulos e cadastramento biométrico.

Entre os atendimentos, Damásio Rodrigues pediu a correção de um erro na certidão de nascimento para incluir a etnia da mãe. Após decisão judicial, passou a se chamar Damásio Kaxarari. “Isso fortalece a cultura do seu povo, pois evidencia no nome de qual nação indígena eles fazem parte”, afirmou o cacique Valdemir Kaxarari, destacando que o registro com nome tradicional valoriza a história das nove aldeias do território.

A servidora Marinalda Lopes, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), explicou que levar os serviços até a comunidade é menos oneroso para o poder público do que para os indígenas deslocarem-se à cidade. Ela ressaltou que no passado muitos cartórios evitavam registrar nomes indígenas por desconhecimento, o que torna a inclusão dos nomes tradicionais um marco de reconhecimento cultural.

  • No Comments
  • 22 de setembro de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *