Maria Fumaça volta a funcionar no aniversário de 111 anos de Porto Velho
By Josineide Gonçalves da Silva

Maria Fumaça volta a funcionar no aniversário de 111 anos de Porto Velho

Locomotiva nº 18 estava parada desde 1999 e será reativada em ato comemorativo no dia 2 de outubro

REDAÇÃO – Um dos mais importantes elos da sociedade porto-velhense com a sua própria história, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ganha destaque nas comemorações pelos 111 anos da capital. A Maria Fumaça nº 18, que estava inativa desde 1999, voltará a apitar e se locomover no próximo dia 2 de outubro.

A reforma foi conduzida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade considerada a principal referência nacional na recuperação de trens históricos. O trabalho permitiu que a locomotiva fosse restaurada e preparada para retornar aos trilhos, mais de duas décadas após ter sido abandonada.

SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Nas redes socias, o prefeito Léo Moraes (Podemos) destacou o simbolismo da retomada: “Foram quase 20 anos de abandono. Desde 1999, a Maria Fumaça nº 18 estava parada, como um pedaço da nossa história esquecido nos trilhos. Em menos de um ano de gestão, já colocamos a litorina para rodar e agora chegou a vez dela: neste dia 2, aniversário de Porto Velho, a Maria Fumaça volta a apitar e locomover”, afirmou.

O público poderá acompanhar um percurso dentro do Complexo Madeira-Mamoré, onde a locomotiva mostrará toda a sua imponência. O tradicional apito marcará o reencontro da população com um símbolo da memória e da cultura de Porto Velho.

  • No Comments
  • 29 de setembro de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *