Bebidas com metanol: Governo de Rondônia emite alerta após mortes no país
Agevisa orienta prefeituras a reforçar fiscalização e alerta para risco de intoxicação por bebidas adulteradas
REDAÇÃO – O Governo de Rondônia emitiu um alerta sobre o risco de consumo de bebidas adulteradas com metanol, após registros de mortes e internações em outros estados brasileiros. A Nota Técnica nº 2/2025/AGEVISA-NA, publicada na segunda-feira (6), orienta as vigilâncias sanitárias municipais a intensificar a fiscalização em bares, distribuidoras e pontos de venda de bebidas alcoólicas.
De acordo com o diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gillvander Gregório de Lima, a ação é preventiva e busca evitar tragédias semelhantes às ocorridas em outras regiões do país. “A Agevisa atua de forma permanente na vigilância em saúde como interesse público. A fiscalização é essencial para prevenir riscos e preservar vidas”, afirmou.
O documento recomenda que os municípios priorizem o combate à comercialização de produtos sem rótulo, lacre ou procedência conhecida. Também determina que qualquer suspeita de adulteração seja comunicada imediatamente às autoridades sanitárias e de segurança pública.
Casos recentes de intoxicação por metanol em bebidas clandestinas mobilizaram o Ministério da Justiça e órgãos de saúde em todo o país. O alerta de Rondônia reforça a atenção da população e o dever do poder público de agir de forma integrada para evitar novos óbitos.