Reeducandos produzem 500 vassouras recicláveis em Porto Velho
Projeto une reaproveitamento de PET, capacitação profissional e remição de pena
O governo de Rondônia produziu, em 2025, 500 vassouras feitas com garrafas PET por meio do trabalho de reeducandos em unidades prisionais de Porto Velho. A iniciativa resulta de um termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Justiça e a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos, com participação da Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Desenvolvimento da Amazônia, e ocorre na Penitenciária Milton Soares de Carvalho e no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé.
“Estamos investindo em ações que unem sustentabilidade, responsabilidade social e ressocialização. Ao transformar resíduos em oportunidade, o governo fortalece a dignidade humana e contribui para um futuro mais sustentável”, disse Marcos Rocha, governador de Rondônia. O projeto prevê coleta e reaproveitamento de resíduos sólidos, concede remição de pena por atividade laboral e capacita cerca de 20 reeducandos por unidade, com aulas teóricas e práticas voltadas à produção das vassouras.
“Além de reduzir a ociosidade no sistema prisional, a iniciativa contribui para o resgate da cidadania dos reeducandos e cria condições reais de reintegração social, diminuindo a reincidência criminal”, disse Marcus Rito, secretário de Estado da Justiça. Após a formação, novos participantes podem ser selecionados como multiplicadores, garantindo a continuidade da produção e das capacitações.

