STF já condenou mais de 800 réus por atos golpistas de 8 de janeiro
By Josineide Gonçalves da Silva

STF já condenou mais de 800 réus por atos golpistas de 8 de janeiro

Cerca de 60 condenados estão foragidos na Argentina, segundo levantamento

Três anos após os atos de 8 de janeiro de 2023, o Supremo Tribunal Federal já condenou mais de 800 pessoas por participação na trama golpista que tentou abalar a democracia brasileira. Os dados foram levantados pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes até dezembro de 2025 e ainda podem ser atualizados, enquanto outras ações seguem em fase de recurso.

As condenações resultam de 1.734 ações penais apresentadas pela Procuradoria-Geral da República, que dividiu os acusados entre incitadores, executores e quatro núcleos centrais da articulação golpista. Entre os crimes reconhecidos estão tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Apenas dois réus dos núcleos principais foram absolvidos por falta de provas.

No total, 29 pessoas ligadas aos núcleos centrais receberam penas de prisão, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados do alto escalão. Cerca de 60 condenados romperam tornozeleiras eletrônicas e estão foragidos na Argentina, enquanto outros também deixaram o país, como Alexandre Ramagem, com pedido de extradição em andamento. O STF ainda homologou mais de 560 acordos de não persecução penal e determinou indenização solidária de R$ 30 milhões pelos danos causados.

  • No Comments
  • 8 de janeiro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress