Cronologia da tentativa de golpe expõe escalada até o 8 de janeiro
By Josineide Gonçalves da Silva

Cronologia da tentativa de golpe expõe escalada até o 8 de janeiro

Atos, bloqueios e acampamentos marcaram ofensiva contra a democracia

Três anos após a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, a sequência de eventos que levou ao ataque em Brasília revela uma escalada organizada contra a ordem democrática. A culminação ocorreu quando apoiadores do então ex-presidente Jair Bolsonaro marcharam pela Esplanada dos Ministérios, romperam barreiras policiais e invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, uma semana após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

O processo teve início após o segundo turno das eleições de 2022, com bloqueios de rodovias em diversos estados e, em seguida, a instalação de acampamentos em frente a quartéis das Forças Armadas. Esses espaços se tornaram polos de mobilização golpista, com pedidos explícitos de intervenção militar e estrutura logística mantida por semanas, especialmente em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, de onde partiram grupos no dia 8 de janeiro.

Em dezembro de 2022, a radicalização avançou para episódios de violência, como ataques a ônibus e veículos na capital federal no dia da diplomação de Lula e a tentativa de atentado com explosivos próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília, na véspera do Natal. A sucessão desses fatos compõe a cronologia que embasou denúncias e condenações no STF e segue como referência histórica para a preservação da memória democrática.

  • No Comments
  • 8 de janeiro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress