Delegado Camargo cobra transparência para reduzir filas de cirurgias em Rondônia
Deputado pede dados sobre uso de recursos estaduais e federais na saúde
O deputado estadual Delegado Camargo intensificou a fiscalização sobre os recursos destinados à redução das filas de cirurgias eletivas e não eletivas em Rondônia e cobrou do governo estadual informações detalhadas sobre a execução das verbas ao longo de 2025. A iniciativa busca esclarecer se os valores aplicados pelo Estado e pela União têm resultado, de forma concreta, na diminuição do tempo de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por meio de indicação encaminhada ao Executivo, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o parlamentar solicitou dados sobre o número de cirurgias realizadas, metas pactuadas, saldo financeiro não utilizado e a aplicação dos repasses do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF). Segundo ele, “a ausência de informações claras impede o controle social e dificulta a avaliação da efetividade das políticas públicas”, disse “a transparência é um dever constitucional e legal”, Delegado Camargo, deputado estadual.
Além do pedido de esclarecimentos, o deputado afirma que tem destinado emendas parlamentares à área da saúde e mantém fiscalização sobre contratos e programas da Sesau. No Legislativo, também defende a abertura de uma CPI da Saúde para apurar falhas e responsabilidades na gestão do setor, em meio à pressão social por atendimento mais ágil e uso transparente dos recursos públicos.