MPRO e Banda do Vai Quem Quer lançam campanha contra violência de gênero no Carnaval 2026
Ação leva protocolo “Não é não” ao carnaval de rua de Porto Velho
O Ministério Público de Rondônia e a Banda do Vai Quem Quer lançaram, em Porto Velho, a campanha de combate à violência contra a mulher para o Carnaval 2026. Com o lema “Se tem violência contra a mulher, a Banda mete a colher”, a iniciativa integra as ações do protocolo “Não é não” e busca reforçar a mensagem de segurança e respeito às mulheres durante as festividades.
“O momento é festivo, cultural e de diversão, mas também de consciência e comprometimento coletivo pelo bem-estar, segurança e integridade de todas as pessoas, em especial das mulheres”, afirmou Tânia Garcia, promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Atendimento a Vítimas. Segundo ela, a campanha já é desenvolvida em parceria com a Rede Lilás e forças de segurança, e o envolvimento do bloco amplia o alcance da mobilização.
“É fundamental que esse crime não seja banalizado ou tratado com descaso. A Banda, junto ao Ministério Público, vai atuar durante todo o período carnavalesco, e mais intensamente no dia do desfile”, disse Siça Andrade, presidente da Banda do Vai Quem Quer. A proposta prevê ações de orientação, divulgação de canais de apoio e estímulo à responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência de gênero.