Presidente do TSE alerta para avanço da desinformação nas eleições de 2026
Cármen Lúcia diz que mentiras digitais ameaçam a liberdade do eleitor
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, alertou para o aumento da desinformação com a aproximação das eleições de 2026 e afirmou que o uso malicioso de tecnologias busca gerar descrença e capturar a vontade livre do eleitor. O alerta foi feito durante a abertura de um seminário da Justiça Eleitoral sobre desinformação, segurança e comunicação no processo eleitoral.
“Nenhuma dúvida que as tecnologias podem levar à contaminação de eleições, pela captura da vontade livre do eleitor, com as mentiras tecnologicamente divulgadas”, afirmou Cármen Lúcia. Para a ministra, práticas que espalham dúvidas e falsidades corroem as bases democráticas e comprometem a legitimidade do processo eleitoral.
A presidente do TSE defendeu que o combate à desinformação ocorra de forma firme e equilibrada, garantindo eleições íntegras e tranquilas, sem tumulto ou violência. Ela lembrou que o tribunal discute regras para o pleito de 2026, incluindo o uso de tecnologias como inteligência artificial, e que as normas devem ser aprovadas até março.