Presidente do TSE alerta para avanço da desinformação nas eleições de 2026
By Josineide Gonçalves da Silva

Presidente do TSE alerta para avanço da desinformação nas eleições de 2026

Cármen Lúcia diz que mentiras digitais ameaçam a liberdade do eleitor

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, alertou para o aumento da desinformação com a aproximação das eleições de 2026 e afirmou que o uso malicioso de tecnologias busca gerar descrença e capturar a vontade livre do eleitor. O alerta foi feito durante a abertura de um seminário da Justiça Eleitoral sobre desinformação, segurança e comunicação no processo eleitoral.

“Nenhuma dúvida que as tecnologias podem levar à contaminação de eleições, pela captura da vontade livre do eleitor, com as mentiras tecnologicamente divulgadas”, afirmou Cármen Lúcia. Para a ministra, práticas que espalham dúvidas e falsidades corroem as bases democráticas e comprometem a legitimidade do processo eleitoral.

A presidente do TSE defendeu que o combate à desinformação ocorra de forma firme e equilibrada, garantindo eleições íntegras e tranquilas, sem tumulto ou violência. Ela lembrou que o tribunal discute regras para o pleito de 2026, incluindo o uso de tecnologias como inteligência artificial, e que as normas devem ser aprovadas até março.

  • No Comments
  • 28 de janeiro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress