“Trump quer criar uma nova ONU”, diz Lula ao criticar Conselho de Paz
By Josineide Gonçalves da Silva

“Trump quer criar uma nova ONU”, diz Lula ao criticar Conselho de Paz

Presidente afirma que proposta ameaça o multilateralismo

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada”, afirmou Luiz Inácio Lula da Silva ao criticar a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de criação de um Conselho de Paz. Segundo Lula, a iniciativa equivale à tentativa de formar “uma nova ONU”, concentrando poder em um único país, em vez de promover a reforma do sistema multilateral defendida pelo Brasil desde seus mandatos anteriores.

“Em vez de corrigir a ONU, com a entrada de novos países no Conselho de Segurança, o presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma nova ONU, em que ele sozinho é o dono”, disse Lula durante o encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Salvador. O presidente relatou conversas com líderes como Xi Jinping, Vladimir Putin, Narendra Modi e Claudia Sheinbaum para articular uma resposta em defesa do multilateralismo.

“Eu não quero fazer guerra armada com ninguém. Quero fazer guerra com o poder do convencimento, com argumento e narrativa”, declarou Lula. Para ele, a democracia deve prevalecer sobre a imposição pela força, com diálogo internacional e rejeição a ações que violem a soberania dos países.

  • No Comments
  • 28 de janeiro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress