Portabilidade de crédito passa a ser feita de forma digital pelo open finance
By Josineide Gonçalves da Silva

Portabilidade de crédito passa a ser feita de forma digital pelo open finance

Nova função reduz prazo, amplia concorrência e facilita renegociação de empréstimos

A partir desta semana, correntistas já podem solicitar a portabilidade de crédito de forma totalmente digital, diretamente pelos aplicativos dos bancos, por meio do sistema de open finance. A novidade permite transferir empréstimos entre instituições com mais agilidade e transparência, reduzindo um processo que antes podia levar até 25 dias para um prazo estimado de até cinco dias úteis.

Nesta etapa inicial, a funcionalidade está disponível apenas para operações de crédito pessoal sem consignação. “A ideia é chegar ao crédito imobiliário, ou seja, abarcar o mercado de uma maneira muito ampla do ponto de vista de portabilidade”, disse Ana Carla Abrão, ao destacar que o sistema torna as ofertas mais comparáveis e amplia o poder de escolha do consumidor.

Criado pelo Banco Central do Brasil, o open finance permite o compartilhamento seguro de dados financeiros com consentimento do cliente e já soma cerca de 100 milhões de autorizações ativas. A expectativa é que a nova portabilidade estimule a concorrência entre bancos e contribua para a redução dos juros no crédito sem garantia, que hoje variam de 4% a 20% ao mês.

  • No Comments
  • 3 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress