Mortes causadas por policiais sobem 4,5% no Brasil em 2025
País registra média de 18 casos por dia; Bahia lidera números absolutos e RJ tem maior alta anual
O Brasil registrou aumento de 4,5% nas mortes cometidas por policiais em 2025, com 6.519 vítimas ao longo do ano, segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça. O número equivale a cerca de 18 mortes por dia e marca a primeira alta do indicador desde 2021, mesmo com a queda geral das mortes violentas no país pelo quinto ano consecutivo.
A Bahia liderou em números absolutos, com 1.569 mortes, seguida por São Paulo, com 835, e Rio de Janeiro, com 798. O estado fluminense teve a maior variação anual, com alta de 13%. “Continuidade de uma lógica de política de segurança pública cujo foco é a eliminação de pessoas classificadas como marginais”, afirma Adilson Paes de Souza, tenente-coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo. “Esquerda e direita navegam nas mesmas águas, apostam na letalidade”, diz.
Enquanto a letalidade policial cresceu, as mortes de agentes de segurança caíram 8%, totalizando 185 casos, e os suicídios recuaram 13%, para 131 registros. “Continuamos tendo no Brasil patamares muito altos de uso da força policial”, afirma Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. “Essa não é uma preocupação dos estados em geral”, diz.