Cármen Lúcia fixa regras para juízes nas eleições de outubro
By Josineide Gonçalves da Silva

Cármen Lúcia fixa regras para juízes nas eleições de outubro

TSE proíbe participação em eventos com candidatos e manifestações políticas

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, apresentou dez recomendações que deverão orientar a conduta de juízes eleitorais nas eleições de outubro. As diretrizes foram expostas a presidentes dos tribunais regionais eleitorais e estabelecem parâmetros de transparência e imparcialidade durante o pleito.

Entre as orientações, magistrados devem divulgar previamente agendas de audiências com candidatos, partidos e advogados, evitar participação em eventos com políticos ou aliados e não manifestar posições pessoais sobre escolhas políticas, inclusive nas redes sociais. Também ficam vedados o recebimento de presentes, sinalizações públicas favoráveis ou contrárias a candidaturas e a divulgação de atos por quem não seja autoridade competente.

No Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia é relatora do Código de Ética da Corte, proposta apresentada pelo presidente Edson Fachin após questionamentos públicos envolvendo ministros. As recomendações no TSE reforçam a exigência de neutralidade e publicidade dos atos da Justiça Eleitoral durante o processo eleitoral.

  • No Comments
  • 11 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress