Brasil registra recorde de feminicídios em 2025, com quatro mortes por dia
País contabiliza 1.518 vítimas no ano em que lei completa dez anos
O Brasil registrou 1.518 vítimas de feminicídio em 2025, maior número desde a criação do tipo penal, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O total representa média de quatro mortes por dia e supera o recorde anterior, de 1.458 casos em 2024. A Lei do Feminicídio completou dez anos no ano passado.
“Se está acontecendo, isso é uma omissão do Estado, porque esse é um crime evitável”, afirmou Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, durante apresentação de relatório da Human Rights Watch. Segundo ela, há desfinanciamento de políticas de proteção em estados e municípios, responsáveis pela rede que envolve assistência social, saúde e segurança.
Em resposta ao cenário, governo federal, Congresso e Judiciário lançaram o Pacto Nacional – Brasil contra o Feminicídio, com ações coordenadas entre os Três Poderes. A iniciativa prevê integração de políticas públicas, divulgação de canais de denúncia e mobilização de instituições e empresas para enfrentar a violência contra meninas e mulheres.