Governo de RO cria regime de transição na área Soldado da Borracha
By Josineide Gonçalves da Silva

Governo de RO cria regime de transição na área Soldado da Borracha

Lei institui programa para regularizar permanência de produtores até desapropriações

“A gestão estadual, por meio da Procuradoria-Geral do Estado construiu o caminho jurídico seguro para garantir os direitos das famílias atingidas, proteger o estado e dar uma solução definitiva para a área da Estação Ecológica Soldado da Borracha. A lei representa um passo de justiça e compromisso com as pessoas envolvidas”, afirmou Marcos Rocha, governador de Rondônia. A declaração ocorreu durante a sanção da Lei Complementar nº 172/2026, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

A norma cria o Programa Estadual de Regularização Transitório (PERT) e estabelece um regime provisório na área da Estação Ecológica Soldado da Borracha. O objetivo é assegurar segurança jurídica às famílias e permitir a continuidade das atividades produtivas até a conclusão dos processos de indenização e desapropriação. A execução envolve Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia.

Durante a vigência do programa, produtores poderão emitir documentos fiscais, obter licenças e autorizações ambientais e acessar guias de trânsito animal, conforme critérios técnicos. O texto foi construído com apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia e da Procuradoria-Geral do Estado, como resposta a impasses históricos na área, marcada por embargos e restrições administrativas.

  • No Comments
  • 11 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress