Sesau alerta para riscos do uso excessivo de telas na saúde
By Josineide Gonçalves da Silva

Sesau alerta para riscos do uso excessivo de telas na saúde

Governo orienta famílias sobre impactos físicos e mentais em crianças e adultos

“É necessário reconhecer que o uso prolongado de computadores, celulares e tablets pode trazer sérios riscos à saúde. Com informação e limites é possível manter melhor qualidade de vida”, afirmou Marcos Rocha, governador de Rondônia. O alerta foi reforçado pela Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia diante do aumento do tempo de exposição a telas no cotidiano.

“Em alguns países já existem leis que proíbem ou restringem o acesso de jovens e crianças às redes sociais”, afirmou Eduardo Magalhães, neurologista da Policlínica Oswaldo Cruz. Segundo ele, o estímulo visual contínuo pode afetar o desenvolvimento cerebral, prejudicar concentração, comunicação e convívio social, além de provocar ansiedade e sobrecarga mental em adultos.

“A tecnologia deve ser uma aliada, não uma ameaça. É preciso priorizar a saúde e buscar equilíbrio na vida”, afirmou Jefferson Rocha, secretário de Saúde. A orientação inclui limitar o tempo de uso, evitar telas antes de dormir, estimular atividades físicas e fortalecer o convívio familiar como forma de reduzir impactos na saúde física e mental.

  • No Comments
  • 11 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress