MPRO articula fluxos para proteger vítimas ameaçadas em Rondônia
Reunião define encaminhamento para inclusão no Provita e outros programas
O Ministério Público de Rondônia participou de reunião na sede da Defensoria Pública do Estado de Rondônia para estruturar estratégias de proteção a pessoas ameaçadas. O encontro definiu que o órgão atuará na criação de fluxos institucionais para facilitar a inclusão de vítimas e familiares em programas como o Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
Também participaram representantes da Defensoria Pública da União, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e da equipe federal do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas. A agenda integrou visita técnica para atendimento de casos acompanhados no estado.
“O MPRO atuará na construção de fluxos institucionais para facilitar o encaminhamento e a inclusão de vítimas e familiares em programas de proteção”, informou Pablo Hernandez Viscardi, promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública. A medida busca garantir rapidez e segurança quando há risco à integridade física ou à vida.