Governo articula projeto para acabar com escala 6×1 ainda em 2026
Gleisi diz que mudança é prioridade e mira aprovação no primeiro semestre
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o fim da escala de trabalho 6×1 é prioridade do governo federal e que o Executivo pode enviar um projeto para unificar as propostas em tramitação no Congresso. A expectativa, segundo a ministra, é de aprovação ainda no primeiro semestre de 2026, com foco na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
“Depois do presidente ter feito a correção do salário mínimo por aumento real, ter conquistado mais empregos para população, ter feito a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, está na hora de cuidar da qualidade de vida do povo brasileiro”, disse Gleisi Hoffmann. Ela afirmou que a atual escala afeta sobretudo as mulheres e que há disposição do presidente da Câmara para pautar o tema.
A ministra destacou apoio popular à proposta e disse que setores produtivos já adotam jornadas diferenciadas. Gleisi também citou outras prioridades do governo para o ano legislativo, como a regulamentação do trabalho por aplicativos, a PEC da Segurança Pública e a manutenção do veto ao projeto que reduz penas dos condenados pelos atos de 8 de janeiro.