Nota de Fachin sobre Banco Master expõe tensão interna no STF
By Josineide Gonçalves da Silva

Nota de Fachin sobre Banco Master expõe tensão interna no STF

Bruno Brandão vê alerta correto, mas cobra liderança mais clara

A manifestação de Edson Fachin sobre o caso Banco Master gerou críticas por não enfrentar diretamente práticas que, segundo analistas, corroem o sistema de Justiça. Para Bruno Brandão, diretor-executivo da Transparência Internacional Brasil, a nota não foi a esperada, embora Fachin siga como ministro de quem se pode esperar iniciativa institucional diante das distorções internas.

Brandão avalia que as principais ameaças ao Judiciário estão dentro dos próprios tribunais e cita medidas adotadas por Fachin no Conselho Nacional de Justiça, como ações de transparência e integridade e a defesa de um código de ética no Supremo Tribunal Federal. O texto aponta resistência interna a essas iniciativas e alerta para pressões externas interessadas em enfraquecer a Justiça em meio à crítica social a privilégios e abusos.

O artigo também projeta riscos no cenário político, com possibilidade de uso seletivo de mecanismos como impeachment de ministros, e defende vigilância da imprensa e mobilização social. Para o autor, a defesa da integridade judicial depende de ação coordenada das cúpulas dos tribunais e de participação ativa da sociedade no processo democrático.

  • No Comments
  • 26 de janeiro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress