Semusa lança Janeiro Roxo e reforça combate à hanseníase em Porto Velho
Campanha destaca diagnóstico precoce, tratamento gratuito e enfrentamento ao estigma
A Prefeitura de Porto Velho abriu oficialmente a campanha Janeiro Roxo, voltada à conscientização e ao enfrentamento da hanseníase. Com o tema “Janeiro a Janeiro, vencer a hanseníase é cuidar de Porto Velho o ano inteiro”, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde mobiliza a rede básica para ampliar informação, diagnóstico precoce e acesso ao tratamento gratuito na capital de Porto Velho.
“A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. Nosso papel é garantir diagnóstico precoce, acompanhamento adequado e informação, para reduzir o preconceito e evitar complicações”, disse Jaime Gazola, secretário municipal de Saúde. “O evento é importantíssimo porque orienta os profissionais sobre como repassar essas informações e acompanhar os pacientes. Também recebemos kits que serão utilizados por enfermeiros e médicos no diagnóstico da doença”, afirmou Francisco Lordevani, gerente da Unidade de Saúde da Família Ronaldo Aragão.
“Trabalhamos de janeiro a janeiro na busca ativa de novos casos, por meio de capacitações com agentes comunitários de saúde e equipes da Estratégia Saúde da Família”, declarou Sheila Arruda, coordenadora municipal da Hanseníase. A orientação é procurar a unidade básica ao notar sinais como manchas na pele com perda de sensibilidade ou formigamentos, já que o atendimento é a porta de entrada para diagnóstico e tratamento, com referência municipal para casos específicos.