Governador Marcos reforça laços com a China
Uso de tecnologias com Inteligência Artificial estiveram na agenda internacional.
Redação – O governo de Rondônia participou de reunião oficial na província chinesa de Guizhou para ampliar parcerias internacionais e modernizar a gestão pública. O encontro reuniu autoridades locais e cônsules de Japão, França, Hungria, Itália, Filipinas, Austrália e Reino Unido. Os pronunciamentos foram feitos pela vice-governadora de Guizhou, Zhang Jingping, e pelo superintendente da Setic, Delner Freire, que representou o estado.
“Estamos construindo pontes que alinham nossas potencialidades à experiência de Guizhou, ampliando horizontes e preparando Rondônia para os desafios do futuro”, disse Marcos Rocha. Zhang Jingping destacou o interesse em parcerias econômicas, tecnológicas e educacionais.
Delner Freire apresentou os eixos estratégicos para cooperação: governo digital com integração de sistemas; inteligência artificial aplicada à agropecuária; e infraestrutura com uso de big data e monitoramento ambiental da Amazônia. “Rondônia é um estado de oportunidades, unindo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento para o benefício da população”, afirmou.