Ônibus inclusivo amplia atendimento a pessoas com TEA em Porto Velho
By Josineide Gonçalves da Silva

Ônibus inclusivo amplia atendimento a pessoas com TEA em Porto Velho

Serviço adaptado reforça acesso a saúde, educação e terapias

Porto Velho ampliou o transporte inclusivo destinado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com frota adaptada e atendimento regular. O serviço oferece ambiente controlado, com recursos que respeitam necessidades sensoriais, reduzindo ansiedade durante deslocamentos e garantindo o direito de ir e vir para acesso a consultas, terapias e escolas.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, o ônibus inclusivo registra média mensal de 668 atendimentos, sendo 404 exclusivos para pessoas com TEA. A cidade conta hoje com três veículos adaptados, dois para pessoas com deficiência em geral e um específico para TEA, o que ampliou a cobertura e a previsibilidade do serviço às famílias.

Investir em inclusão é investir em cidadania e principalmente respeito. Os novos veículos vêm com abafadores, objetos sensoriais, TV e tudo foi pensado para garantir o conforto e acolhimento”, disse Léo Moraes, prefeito de Porto Velho. O cadastro pode ser feito presencialmente na Semtran ou online pelo portal PVH Acessibilidade.

  • No Comments
  • 8 de janeiro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *